O deputado Ivar Pavan (PT) participou do almoço de confraternização promovido pela diretoria do Banrisul para celebrar a parceria com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf/Sul), Cooperativa de Habitação dos Agricultores Familiares dos Três Estados do Sul do Brasil (Cooperhaf) e a cooperativa de crédito Cresol.
Entre 2004 e 2008, essas entidades construíram ou reformaram 2.669 casas no Rio Grande do Sul. O Banrisul financiou parte dos recursos para construir 1.500 casas. Os agricultores entregaram ao banco um pedido de financiamento para outras mil moradias.
A atividade ocorreu na terça-feira (02/09), na Expointer. O encontro contou com a presença da governadora do Estado, Yeda Crusius, do diretor do Departamento de Produção e Programas Habitacionais do Rio Grande do Sul, Marcelo Soares, e da direção do banco.
O presidente do Banrisul Fernando Lemos, destacou a adimplência dos agricultores. “Estamos construindo um projeto que orgulha todo o Brasil. O Banrisul sente orgulho de construir um ambiente digno para a agricultura familiar” disse Lemos. “Uma nova habitação no campo simboliza o desejo do agricultor em permanecer no campo”, definiu o presidente da Cooperhaf, Celso Ludwig.
O programa de Habitação Rural foi proposto por entidades da agricultura familiar e assumido pelo governo federal ainda na primeira gestão do presidente Lula. “Foi a primeira vez que um governo financiou casas para agricultores”, destacou Pavan.
A Fetraf organiza os agricultores que desejam reformar ou construir; a cooperativa de crédito Cresol acessa recursos federais subsidiados e repassa aos agricultores e o Banrisul financia a parte que os agricultores precisam para complementar o valor da residência.
Na ocasião, o casal Lucio Trichel Peglow e Gisele Inês Paglow, de Sarandi-RS, assinaram o contrato de financiamento da nova moradia. O casal de agricultores Alvicio e Zenilda Lehenn, de Nova Boa Vista do Sul, que teve a sua casa totalmente destruída por um incêndio no mês de abril desse ano, recebeu simbolicamente a chave da nova moradia que foi construída com o programa de habitação, representando todos os agricultores familiares beneficiados através dessa parceria.
“Agradeço ao Banrisul, à Coooperhaf e à Cresol que ajudaram minha família a construir uma nova casa. Isso significa um novo começo e a volta da felicidade de todos nós, porque estamos começando uma vida nova e conquistamos o nosso grande sonho”, frisou Zenilda.
(Por Stela Pastore, com assessoria de imprensa da Cooperhaf, Agência de Notícias AL-RS, 03/09/2008)