A Câmara Municipal de Porto Alegre lançou, nesta quarta-feira (03/09), o seu Programa de Gerenciamento de Resíduos (PGR). O objetivo do PGR é, fundamentalmente, de educação ambiental, com a conseqüente ampliação da coleta seletiva e da separação do lixo na Câmara. "A Casa não pode cobrar do Executivo uma coisa - a melhoria ambiental da cidade - e fazer outra", disse o presidente do Legislativo da Capital, vereador Sebastião Melo (PMDB).
O PGR é coordenado pela Diretoria de Atividades Complementares (DAC) da Câmara.
Segundo o diretor Antônio Moisés Pinto, a partir de agora, todos os resíduos sólidos da Casa serão separados e terão destinação. Todas as salas receberão cestos de lixo adequados para essa separação, haverá lixeiras específicas espalhadas pela Casa e novos contêineres de 1 mil litros cúbicos cada. "O programa inclui também uma campanha para reforçar a consciência ambiental dos funcionários", disse.
O lançamento do PGR fez parte da programação comemorativa da Semana dos 235 Anos da Câmara, que se encerra na sexta-feira (05/09), véspera do aniversário, e contou com a presença de 53 estudantes da Escola Municipal Chapéu do Sol. Informações na DAC, pelos telefone (51) 3220.4325.
(Por Claudete Barcellos, Ascom CMPA, 03/09/2008)