O professor Lauro Tomio, pesquisador do Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), coordena um grupo que pesquisa sistemas quânticos de poucas partículas (átomos, núcleos atômicos e partículas elementares), construindo modelos teóricos que sejam compatíveis com as observações experimentais. Em particular, o grupo de pesquisa busca entender como sistemas de duas e três partículas interagem para formar a matéria ligada, e qual o efeito esperado experimentalmente.
As pesquisas são motivadas e procuram estar em sintonia com o progresso atual, no que se refere ao entendimento das interações fundamentais da natureza. Os pesquisadores procuram interagir com outros de várias partes do mundo, interessados nos fundamentos da Física. Os resultados são publicados nas revistas internacionais mais conceituadas da área científica e apresentados em congressos nacionais e internacionais.
Outro aspecto importante deste trabalho é a formação de mestres e doutores, além dos trabalhos de divulgação científica. A importância do trabalho para a sociedade: as pesquisas aprofundam o conhecimento científico sobre a estrutura microscópica da matéria; e a formação de pesquisadores (mestres e doutores) é importante para ampliar o conhecimento e interesse pela ciência.
(Por Eloiza Fontes, Toque de Ciência Unesp, 04/09/2008)