A Fapergs - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, em parceria com o CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, lançou, nesta quarta-feira (03/09), edital para a execução do programa Ação Rede Guarani/Serra Geral, voltado à preservação do Aqüífero Guarani.
Destinado às instituições de ensino superior e centros de pesquisa públicos ou privados, com sede no Estado, os projetos aprovados neste edital serão financiados com recursos totais no valor de R$ 1,3 milhão.
O Aqüífero Garani um dos maiores mananciais de água subterrânea do mundo, localizando-se no Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. No Brasil, ocupa uma área de 1,2 milhão de km2, correspondendo a dois terços de sua área total. Somente no Rio Grande do Sul, são 157.600 km2, dos quais, mais de três quartos de sua ocorrência encontram-se encobertos por rochas vulcânicas formadoras do Aqüífero Fraturado Serra Geral.
A água armazenada é basicamente de boa qualidade para abastecimento público, irrigação e indústria. Contudo, apresenta também água salobra e alterações de qualidade devido a resíduos químicos. Em função destes fatores e de sua dinâmica pouco conhecida, há a necessidade de estudos básicos e o estabelecimento de políticas estratégicas para sua utilização.
Com o lançamento do edital, os projetos que serão apresentados devem contemplar pesquisas técnicas e científicas para a proteção e uso sustentável das águas do Sistema Integrado Aqüífero Guarani/Serra Geral.
O prazo para apresentação de propostas vai até 17 de outubro. Mais informações pelo site.
(Governo do Estado, 03/09/2008)