Comemora-se hoje (03) o Dia do Biólogo, uma data esquecida pelos que não conhecem a importância do trabalho desse profissional. O biólogo busca, incessantemente, melhorar a qualidade de vida da população por meio de pesquisa de plantas, animais e outros organismos. Na prática, aplica seus conhecimentos nas áreas de genética, bioquímica, fisiologia e zoologia, e também em diferentes setores da medicina, da agricultura e das indústrias.
Entre as áreas que apresenta maior crescimento para a atuação do biólogo, está a da saúde. Um exemplo é a fitoterapia, que, por meio de pesquisas científicas, verifica a composição das plantas medicinais, a ação terapêutica, bem como a melhor forma de apresentação para utilizá-las. Farmácias de manipulação têm nos biólogos um importante parceiro em seus laboratórios fitoterápicos, onde atuam com o objetivo de conferir mais qualidade aos produtos e maior segurança aos clientes.
Para dimensionar a relevância desse profissional, de acordo com relatos da Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 80% da população mundial faz uso de algum tipo de planta na busca de alívio para dores ou sensações desagradáveis. Atualmente, mais de 50% dos medicamentos são sintetizados ou produzidos a partir de espécies vegetais.
No Brasil, os fitoterápicos estão conquistando o status científico que já desfrutam na Europa e nos Estados Unidos. Um exemplo é a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que tem desenvolvido vários medicamentos à base de plantas para diversas doenças. Cerca de 25% dos remédios e 50% dos cosméticos no País contêm algum princípio ativo vegetal em sua composição.
Todas as atividades desenvolvidas pelo biólogo consagram, em primeiro lugar, o respeito à vida e ao meio ambiente, em todas as suas formas e manifestações. O profissional em biologia defende, por meio de seu conhecimento, o bem comum e a qualidade de vida de todos os seres vivos.
(Por Mirian Ulysséa,
A Notícia, 03/09/2008)