O senador Tião Viana (PT-AC), em discurso nesta terça-feira (02/09), registrou a realização da cerimônia que marcou o início da produção de petróleo a partir da camada pré-sal , no Espírito Santo, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli.
- É o início de uma nova era do petróleo no Brasil - afirmou.
Ao citar dados divulgados pela Secretaria de Comunicação do governo, o senador explicou que a extração no campo de Jubarte por meio do navio-plataforma Juscelino Kubitschek dá inicio a uma fase de testes de longa duração, cujo objetivo é observar as características e o comportamento do óleo da camada pré-sal, e deve durar entre seis meses e um ano. Foram investidos R$ 50 milhões em adaptações para permitir a extração, cujo potencial é de cerca de 18 mil barris ao dia. O Brasil poderá figurar entre os cinco maiores produtores do mundo.
Os depósitos de petróleo da camada pré-sal começaram a se formar 150 mil anos atrás e vão desde o Espírito Santo até Santa Catarina, explicou o senador, e encontram-se sob uma espessa camada de sal. Graças a essa camada, o petróleo encontrado "é um dos melhores, mantido em temperaturas acima de sessenta graus". Também há perspectiva de aumento das reservas de gás natural, o que poderá levar o país a se tornar auto-suficiente.
Tião Viana ressaltou ainda a importância de direcionar os recursos obtidos a partir da exploração do bem mineral para incrementar a vida econômica do Brasil, além de destiná-lo também para "o bem da sociedade brasileira".
- O futuro bate às nossas portas se soubermos compatibilizar o uso das riquezas minerais com o desenvolvimento socioambiental - avaliou.
Em aparte, o senador João Pedro (PT-AM) mencionou que o dia "histórico" marca a primeira conquista da Petrobras com petróleo e gás natural extraídos da camada pré-sal, e, assim como Tião Viana, elogiou os funcionários da Petrobras.
(Por Elina Rodrigues Pozzebom, Agência Senado, 02/09/2008)