Mais uma vez a história convoca a cidadania para a luta. Nunca tão poucos significaram tanto em nossa cidade. Quarta-feira, dia 03/09, à partir das 14 horas - Plenário da Câmara Municipal
Infelizmente aconteceu o pior.
O acordo de nada votar nas segudas-feiras foi desfeito e o pedido de diligência sobre o Projeto, baseado nos questionamentos das entidades na Audiência Pública, foi rejeitado por 19 votos a 10. Se a diligência fosse aprovada, isto forçaria o Executivo a posicionar-se, com fundamentação técnica, sobre o Projeto de Lei.
Como o Executivo não tomou a iniciativa de encaminhar o projeto de lei à Câmara, é de supor que hajam discordâncias, o que leva a crer que sua posição não seria favorável. A declaração de voto do Prof. Garcia, afirmando que a defesa do Projeto não era posição do Governo atesta este entendimento.
Assisti toda a discussão de plenário sobre o pedido de diligência. Foi ridículo.
As razões mais esdrúxulas da "técnica legislativa" foram levantadas para derrotar o mérito da proposição.
Estavam comigo o Arno Trapp e a Jacque, do Movimento pela Gonçalo de Carvalho (bairro Floresta), que assistiram a tudo, também. Foi uma das maiores aulas de política que já tive. O Arno controlou todos os movimentos do lobbysta do SINDUSCON, que conseguiu manter os vereadores no plenário, até passando às 18 horas.
Agora depende do debate em plenário e da votação do mérito do projeto, que deverá ser realizada na quarta-feira, dia 03/09, à partir das 14 horas.
Só uma grande mobilização popular poderá derrotar o projeto ainda na Câmara. Depois será muito mais trabalhoso.A presença de organizações da sociedade civil, com faixas e cartazes (sem apoio de madeira, metal ou PVC rígido) e a sensação de vigilância da cidadania é que poderá constrangê-los.
À luta!
Por César Cardia
http://poavive.wordpress.com/2008/09/02/urgente/
http://goncalodecarvalho.blogspot.com/2008/09/urgente.html
Postado por Ecoagência às 22:34
(EcoAgência, 02/09/2008)