Voluntários trabalham para salvar as aves no Litoral Sul do EstadoAproximadamente 20 pingüins, que apareceram sujos de óleo em praias do Litoral Sul do Estado nos últimos dias foram socorridos e alimentados por um grupo de voluntários de Laguna.
Hoje (02), os pequenos animais serão encaminhados para o Centro de Triagem do Rio Vermelho, na Capital, onde outros 170 já receberam atendimento semelhante desde que o problema do combustível espalhado no mar surgiu na orla catarinense, na semana passada, e atingiu, principalmente, as praias de Florianópolis.
As aves foram recolhidas por policiais ambientais e repassadas para o biólogo Arthur Fonseca Schiefler, de 40 anos, que está atuando como colaborador informal de órgãos públicos ambientais. Com o apoio de dois ajudantes, Schiefler passou os últimos dias trabalhando na limpeza dos pingüins.
- Usamos óleo vegetal para remover o óleo que cobria os pingüins e, depois, água morna e detergente neutro para o banho - contou o biólogo.
Para ajudar na alimentação, os voluntários socorristas dos pingüins receberam, ontem, aproximadamente 40 quilos de peixes doados por empresas de Laguna. Assim como a remoção do óleo e o banho, a refeição das aves demorou bastante. Longe do hábitat natural, os animais não conseguiam comer sozinhos e precisam da ajuda humana para engolir os pedaços de peixes.
- Cada um deles consome cerca de 400 gramas de pescados por dia - afirmou Schiefler.
A operação de salvamento e tratamento dos pingüins no Sul do Estado beneficiou apenas uma parte dos que estavam no mar. Dezenas de outras aves, todas sujas de óleo, foram encontradas mortas, principalmente nas imediações da Praia de Ibiraquera, em Imbituba.
(Por Marcelo Becker,
Diário Caterinense, 02/09/2008)