O Parque da Harmonia contará com o Piquete Ecológico do Comitê de Educação Ambiental. O projeto, que repete a iniciativa do ano passado, foi aprovado ontem na Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam). A ação, que conta com o apoio de diversas secretarias, irá funcionar durante o Acampamento Farroupilha. Com uma estrutura ecossustentável, o piquete foi construído pela primeira vez em 2007 e contou com a integração entre governo municipal e iniciativa privada. Houve parceria da empresa Rossi Engenharia. O espaço deverá ficar pronto esta semana.
No local, serão realizados cursos e palestras sobre temas como a questão ambiental e saúde. Visitas orientadas para escolas também serão oferecidas. 'A idéia é mostrar exemplos de iniciativas que podem preservar o meio ambiente', disse a coordenadora do comitê, Jaqueline Lessa Maciel. Ela ressaltou ainda que a participação de outras secretarias no comitê, ao todo 17, aumenta o número de projetos e ações que serão desenvolvidos no local. 'A abrangência de temas e de eixos envolvendo o meio ambiente amplia as informações que poderemos passar para as pessoas que visitarão o piquete no Harmonia', adiantou Jaqueline.
Diferentemente de outros piquetes do Acampamento Farroupilha, o Ecológico terá estrutura similar à do ano passado. O piquete teve o seu revestimento feito de eucalipto de manejo florestal. Também foram usadas costaneiras, que é um material considerado sobra. Na cobertura, foi utilizado ainda material ecologicamente correto.
Além disso, o piquete tinha a iluminação passiva. Isso significa que houve a escolha de telhas transparentes que aproveitavam a luz do sol. Outro diferencial da estrutura do piquete foi a instalação de uma cisterna, que faz a captação da água da chuva, servindo como alternativa de água para fins não potáveis.
'É uma estrutura exemplar para todos os que se interessam por ações que preservem o meio ambiente', destacou Jaqueline. Ela disse ainda que as adaptações realizadas no piquete proporcionaram redução no consumo de energia e de água.
(Correio do Povo, 02/09/2008)