A Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional da Câmara dos Deputados exibe nesta terça-feira (02/09) o documentário "Mulheres de Mamirauá", da diretora Jorane Castro. O objetivo é mostrar um exemplo de ações de preservação bem-sucedidas na Amazônia. A presidente da comissão, deputada Janete Capiberibe (PSB-AP), lembra que a reserva de Mamirauá foi a primeira reserva de desenvolvimento sustentável do País.
As ações na região, segundo ela, envolvem troca de experiências e conhecimento entre a comunidade e pesquisadores. O documentário mostra o papel da mulher nesse processo (como mãe, esposa e trabalhadora) e a estrutura social da comunidade, influenciada pelo ecossistema da várzea e as suas constantes mudanças.
O documentário, inicialmente, foi concebido como uma curta-metragem, mas os resultados das filmagens acabaram tornando o filme um média-metragem. As cenas foram filmadas ao longo de 2007, na cidade de Tefé e nas reservas de desenvolvimento sustentável Mamirauá e Amanã. A produção do filme, com duração de 40 minutos, foi feita em parceria com entidades governamentais e não-governamentais
A exibição está marcada para as 14 horas no auditório Nereu Ramos.
(Agência Câmara, 01/09/2008)