As autoridades chinesas afirmaram nesta segunda-feira (1°) que Pequim teve em agosto o ar mais limpo em 10 anos, graças às medidas adotadas para os Jogos Olímpicos de 2008. A Agência de Proteção do Meio Ambiente da cidade indicou que, em agosto, foram registrados 14 dias com ar de qualidade "nível um", o melhor possível.
A poluição caiu 50% de 8 a 24 de agosto, durante a competição, e 42% no mês inteiro, em relação à média habitual, destacou o órgão, em seu site. "Foi o melhor nível dos últimos dez anos", comenta. Pequim é considerada uma das cidades mais poluídas do mundo, principalmente pelo elevado número de carros e pelas emissões de gases das indústrias.
Para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos (6-17 setembro), as autoridades adotaram um sistema de rodízio para diminuir o trânsito e fecharam temporariamente as fábricas mais poluentes.
Dentro destas tentativas para melhorar os índices de poluição, prometeram ainda que os carros mais poluentes serão substituídos progressivamente. O trânsito vai funcionar em sistema de rodízio até 20 de setembro, quando terminam os Jogos Paraolímpicos. Os especialistas dizem que esta medida foi a que mais reduziu a poluição do ar nas últimas semanas.
(Yahoo!, AmbienteBrasil, 02/08/2008)