O Grupo Executivo de Acompanhamento de Debates do Programa Sociedade Convergente da Assembléia Legislativa gaúcha que trata das questões de Energia, coordenado por Cícero Zanoni, realizou reunião na manhã desta segunda-feira (01/09). Na reunião, foi apresentado o Programa Gaúcho de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs).
Zanoni disse que o relato de hoje foi muito importante pois as PCHs representam possibilidades de geração de energia para o estado. "Nós temos ainda um potencial hídrico bastante grande para a geração de energia elétrica. O que foi exposto hoje são as condições e as motivações do Programa Estadual de PCHs e o estágio em que se encontra", avaliou Zanoni.
Para Zanoni, o que será colocado no documento a ser produzido à partir destas discussões é elencar potenciais e condições que possibilitem um panorama de uso integrado da água, não apenas para geração de energia, mas também como fonte de captação e turismo, entre outros.
O representante da Secretaria Estadual de Infra-estrutura, João Carlos Felix, apresentou o Programa Gaucho de Pequenas Centrais Hidrelétricas e traçou um panorama da matriz energética brasileira, incluindo as especificidades do Rio Grande do Sul.
Felix disse que o estado possui 12 usinas hidrelétricas outorgadas em operação e outros 80 projetos tramitam junto à Agência Nacional de Energia Elétrica.
Para Félix, as vantagens da instalação de PCHs são muitas, tais como a produção de energia através da utilização de fontes renováveis, menor impacto ambiental, criação de empregos, geração de receitas através de impostos e menores prazos para a construção da obra.
"Com este programa, o estado busca mobilizar estes empreendimentos que estão parados, como é o caso de outorgas com seis ou sete anos sem o início da construção. O programa visa disponibilizar todo o serviço que o estado pode prestar, como estudos de conexão, acessoria de encaminhamento ambiental, comercialização e financiamento através da Secretaria do Desenvolvimento e Assuntos Internacionais (Sedai) e Caixa-RS", adiantou Felix.
Participaram da reunião representantes da Federasul, Loja Grande Oriente e da Secretaria Estadual de Infraestrutura.
(Por Luiz Osellame, Agência de Notícias AL-RS, 01/09/2008)