Nas coxilhas e extensas planuras, com pequenas serras e relevos ondulados, nas visões pitorescas, como um cemitério perdido na imensidão, além da perfeita integração entre os elementos naturais e os construídos pelo homem. Nos cenários de um bioma inspirador habitam espécies de plantas ornamentais e aves como o gavião-caboclo ou gavião-asa-de-telha, com tons terrosos em sintonia com a paisagem, ou um dos grandes predadores nos ecossistemas campestres do Rio Grande do Sul, a águia-chilena.
Estes elementos e outros da biodiversidade de uma área que representa 63% do território gaúcho podem ser vistos, até o próximo dia 7, na Exposição Fotográfica Itinerante Nosso Pampa Desconhecido, instalada na parte externa do estande do Governo Estadual, no pavilhão 24, da Expointer.
Com o objetivo de divulgar o Pampa Gaúcho sob um novo olhar, os registros enfocam nas características naturais, aspectos socioambientais e culturais retratados nas paisagens, na biodiversidade, na cultura do povo da região, assim como a relação deste com o seu meio.
A mostra fotográfica reúne 30 fotos de Adriano Becker captadas em expedição pela biodiversidade do bioma Pampa, em 13 municípios, entre eles, Alegrete, Bagé, Caçapava do Sul, Lavras do Sul, Piratini, São Gabriel, Santana do Livramento e Uruguaiana.
A exposição, na primeira edição, será apresentada até fevereiro de 2009 na capital e no interior do Estado, finalizando no Litoral Gaúcho. O roteiro é organizado pela Secretaria do Planejamento e Gestão.. O registro fotográfico tem cunho educativo, e os temas formulados temas pretendem disseminar conhecimentos sobre o bioma em destaque, com a promoção de sua valorização através da conscientização sobre a importância da conservação de seu rico patrimônio natural e cultural.
O conjunto da obra poderá ser apreciado também no Centro Administrativo Fernando Ferrari, de 15 a 26 de setembro, na agência matriz do Banrisul, no centro da capital, de 29 de setembro a 10 de outubro. Logo a seguir irá para o Centro Cultural Érico Veríssimo, da CEEE, também em Porto Alegre. A exposição fotográfica tem apoio do Banrisul, Corsan, Grupo CEEE, Global Environment Facility (GEF), Banco Mundial (Bird), Projeto RS Biodiversidade, Fundação Zoobotânica/RS e Save Brasil.
(Governo do Estado, 01/09/2008)