A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam), autorizou a comunidade do bairro Moinhos de Vento a realizar obras de cercamento em parte do Morro Ricaldone. As obras, ainda sem data de início, serão supervisionadas pela Smam e pagas com recursos da iniciativa privada, através de patrocínio a ser buscado pela própria comunidade. O trecho a ser cercado compreende as ruas Câncio Gomes e Marquês do Pombal.
Em reunião realizada em agosto, o secretário do Meio Ambiente, Miguel Wedy, recebeu o documento com o pedido da comunidade, o qual, após análise técnica, foi aprovado, uma vez que a área do Morro Ricaldone não configura praça ou parque, áreas verdes que exigiriam plebiscito para autorização do cercamento.
"É importante destacar que a Smam autorizou a colocação de grades no local devido a necessidade de preservação do espaço, já que assim será possível conter a erosão e diminuir riscos de deslizamento de terras", explica Wedy, acrescentando que a questão da segurança também será qualificada. Parte do Morro Ricaldone já conta com grades. O trecho compreendido pelas ruas Engenheiro Álvaro Pereira e Saldanha apresenta vegetação preservada.
(Prefeitura de Porto Alegre, 01/09/2008)