Instituir políticas de incentivo ao uso de bicicleta em Mato Grosso. Essa foi a proposta apresentada nesta semana pelo deputado estadual José Riva (PP). Ele cita que entre os inúmeros benefícios que esse meio de transporte oferece estão as melhoras na saúde e na auto-estima, facilidades na locomoção e estacionamento, custo acessível, diminuição do fluxo de automóveis nas ruas e, principalmente, por não poluir o meio ambiente.
Para a implementação dessa proposta, o Governo do Estado terá que garantir o desenvolvimento de atividades relacionadas ao sistema de mobilidade cicloviária e de pedestres; promover ações e projetos em favor dos ciclistas, pedestres e cadeirantes para melhorar as condições de deslocamentos; eliminar barreiras urbanísticas; investir na infra-estrutura cicloviária urbana, como ciclovias, ciclofaixas, faixas compartilhadas, bicicletários e sinalização específica. Além disso, vai promover a integração da bicicleta ao sistema de transporte público e realizar campanhas educativas.
“Com esse projeto, a população também poderá melhorar a integração entre as comunidades”, avalia Riva. Ele ressalta que essa política por parte do Poder Público valoriza e humaniza a imagem da administração por ser um meio de locomoção muito utilizado pela população e com grande demanda reprimida. “A bicicleta é uma ferramenta importante na educação para o trânsito, inclusive, facilita o acesso ao pequeno comércio e pólos geradores de produtos e serviços”.
Dados da Organização das Nações Unidas (Unesco) apontam que ao criar condições seguras e amigáveis para o ciclista, o uso da bicicleta cresce pelo menos 30% a curto prazo. Riva explica que em médio prazo as vendas de bicicletas, peças e acessórios também podem crescer na mesma proporção. E mais, a política de incentivo vai fomentar a venda de produtos alimentícios, como barra de cereais e bebidas, principalmente as energéticas e roupas esportivas.
Para a dona de casa, Inês Martins, que utiliza a bicicleta para levar o neto todos os dias à escola, a inserção de novos incentivos ao uso desse veículo é bem vinda, principalmente se houver a implantação de ciclovias em Cuiabá. “Realmente é uma proposta louvável, porque além do calor intenso que nós ciclistas enfrentamos todos os dias, temos que dividir as ruas e calçadas com motoristas e pedestres pela falta de ciclovias. Precisamos de medidas que nos ofereçam segurança”, pediu.
O projeto prevê ainda que a Agência MT Fomento viabilizará a aquisição de bicicletas por meio de linhas de créditos, podendo instituir campanhas publicitárias educativas sobre as normas do uso da bicicleta.
(Por Itimara Figueiredo, AL-MT, 29/08/2008)