No dia primeiro de junho deste ano, cerca de 12 mil pessoas deram um abraço simbólico ao Rio Cuiabá, na ponte Júlio Müller.
O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Sérgio Ricardo (PR), apresentou um projeto de lei instituindo o evento ‘Abrace o Rio Cuiabá’ no calendário oficial de Mato Grosso. A data de comemoração é o primeiro domingo de junho.
De acordo com Sérgio Ricardo, a luta pela preservação do Rio Cuiabá deve ser lembrada constantemente. “Ele é fonte de água e alimento para quase um milhão de habitantes. Portanto, é preciso extinguir de vez, o lançamento de lixo e esgoto em suas águas”, destacou o parlamentar.
O Rio Cuiabá, segundo o deputado, além de sofrer com o desmatamento de suas margens e o assoreamento de seu leito, recebe todos os dias 20 toneladas de lixo e de esgoto que são lançados em suas águas pelas populações de Cuiabá e Várzea Grande.
“Com isso, os reflexos para o meio ambiente têm sido desastrosos, acelerando o processo de degradação da vida das pessoas que vivem nas cidades e, principalmente, do homem pantaneiro”, disse Sérgio Ricardo.
A ação ambiental, lembra Sérgio Ricardo, teve início em 2005 e já é considerada o maior evento em defesa do meio ambiente do Centro-Oeste brasileiro. “O ato está inserido, também, entre os principais eventos em nível nacional. Num momento em que o tema aquecimento global chama a atenção do mundo inteiro, é fundamental implementar ações que mobilizem a sociedade em benefício da preservação do meio ambiente”, observou o presidente da Casa de Leis.
Sérgio Ricardo explica ainda que o ‘Abrace o Rio Cuiabá’, por exemplo, já conscientizou inúmeras pessoas, principalmente as crianças. “Elas passaram a conhecer os fatores que provocam a degradação da natureza e a importância histórica do Rio Cuiabá para a formação da Capital e a consolidação do Estado”.
(Secretaria de Comunicação AL-MT, 29/08/2008)