A 1ª Promotoria de Justiça de Passo Fundo apresentou a campanha “Vovó Bomba e Kbeção”, que começou a ser divulgada pelos veículos da RBS na região
Com o slogan “Respeito é bom e todo mundo gosta”, a campanha publicitária pretende conscientizar a população dos prejuízos causados à sociedade com o desrespeito às leis e regras da boa convivência, além de estimular a cidadania.
“A expectativa é de que o resultado seja diferenciado do que conseguimos com outras campanhas. É um formato distinto para alcançar, principalmente os jovens”, ressalta o promotor Paulo Cirne. A abordagem jovial, interativa e bem humorada da campanha que usa uma linguagem em sintonia com o público alvo, tem potencial para conseguir resultados até agora inéditos em relação a outras campanhas do gênero realizadas na cidade.
O foco principal da conscientização é contra a poluição sonora, um problema que tem perturbado os moradores do município, principalmente quem reside no centro da cidade. A poluição sonora ocorre em escala crescente com a proximidade do final de semana. A campanha vai além e quer conscientizar a comunidade também em relação à preservação do meio ambiente e o respeito ao próximo.
Vídeos, cartazes, adesivos e jingles são alguns dos materiais de divulgação e contam com o forte apelo dos carismáticos personagens. “Vovó Bomba”, uma velhinha simpática que adora tricotar e assistir novelas e que terá muito trabalho com seu neto de 18 anos, “Kbeção”, um garoto que é o terror da vizinhança. Ele escuta som a todo volume, quebra garrafas pelas ruas, picha muros e não respeita ninguém. “Mostrando como essas atitudes são negativas, queremos buscar uma conscientização. Mostrar que é possível se divertir e aproveitar a vida sem prejudicar o meio ambiente e as outras pessoas”, explica o promotor.
O trabalho foi realizado pela agência Núcleo Comunicação, com animações a cargo de Daniboy Desenhos, e patrocinado pelo fundo do Conselho Municipal do Meio Ambiente. Para a divulgação o Ministério Público conta com o amplo apoio da RBS que, durante mais de três meses, vai inserir a campanha em TV, rádio e jornal.
(Por Amanda Arruda, Agência de Notícias MP-RS, 29/08/2008)