Com o intuito de marcar no Senado a passagem do Dia Nacional de Combate ao Fumo - 29 de agosto, a Secretaria de Assistência Médica e Social do Senado (SAMS) instalou na sexta-feira (29/08) um ponto de esclarecimentos e informações sobre o tabagismo. Um vídeo sobre diversas doenças causadas pelo vício - como câncer de boca e de pulmão - e campanhas educativas sobre os malefícios do cigarro fazem parte da iniciativa.
A campanha do Senado conta com a presença de médicos prontos a orientar os fumantes sobre formas de largar o vício. Também participa do evento uma assistente de um laboratório farmacêutico que oferece gratuitamente o exame de espirometria, um teste de função pulmonar que detecta a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, mais conhecida pela sigla DPOC.
A iniciativa da SAMS, além de inserir o Senado na campanha do Dia Nacional de Combate ao Fumo, visa convocar servidores dispostos a parar de fumar. A médica pneumologista Elisabeth Oliveira Rosa e Silva explicou que o trabalho será iniciado ainda neste semestre, mediante a aplicação de um método criado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), órgão vinculado ao Ministério da Saúde, e aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Para isso, a Diretoria-Geral da Casa já aprovou proposta de criação de grupos de servidores que deverão reunir-se uma vez por semana durante três meses.
O Dia Nacional de Combate ao Fumo foi instituído por lei federal (Lei 7.488/86) que determina o lançamento de campanha nacional, na semana que antecede à data, com o objetivo de "alertar a população, em particular os adolescentes e adultos jovens - alvos preferidos da indústria do tabaco - sobre os males causados pelo fumo à saúde".
Os profissionais da SAMS e do laboratório participante permanecem à tarde - perto das Alas Senador Teotonio Vilela e Tancredo Neves - prestando informações a respeito dos malefícios do tabagismo.
(Agência Senado, 29/08/2008)