O presidente da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul (AL-RS), deputado Alceu Moreira (PMDB), participou no final da tarde deste sábado (30/08), na 31ª Expointer, em Esteio, do Fórum Canal Rural - Agrocenários 2008/ 2030 e do lançamento da Expodireto 2009 que ocorrerá de 16 a 20 de março, no município de Não-Me-Toque. O debate promovido pela Brasoja, Instituto Universal de Marketing em Agribusinesss (I-Uma) e Canal Rural, aconteceu na Casa RBS, localizada no Parque de Exposições Assis Brasil.
Em seu discurso, Moreira falou sobre a necessidade de ter um planejamento a longo prazo para as áreas do transporte e da energia. “Se você gasta 19% do total em logística e pode ser gasto 8%, restam mais de 10% que poderiam estar no bolso do produtor. Só não lucramos mais, porque não exigimos do governo investimentos em transporte e energia”, manifestou o presidente. Para o deputado, o agricultor precisa começar a contar com o sistema ferroviário, hidroviário e energético para alavancar sua produção.
Moreira disse ainda que “a formação dos preços dos insumos agrícolas é aleatória, cobrada conforme a cara do produtor”. Para ele, é necessário regular o mercado dos insumos para não deixar o produtor vulnerável; faltaria política governamental contínua com relação a esse assunto. “O alto preço dos adubos e fertilizantes é uma maneira vil e covarde de interferir no lucro dos produtores. O elevado preço dos insumos é um roubo contra o agricultor. Temos que proteger quem produz", afirmou Alceu Moreira.
O Fórum Canal Rural - Agrocenários 2008/ 2030 debateu o futuro do agronegócio, a crise dos alimentos, os preços, mercado, inflação, petróleo e biocombustíveis. Também participaram do evento o secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, João Carlos Machado e representantes do setor agropecuário.
Expodireto 2009
“Em 2009, a Expodireto será uma feira internacional”. A declaração foi feita pelo presidente do evento, Nei Mânica, durante o lançamento da 10ª edição da Expodireto que acontecerá de 16 a 20 de março, em Não-Me-Toque. Segundo Mânica, em 2008 a feira recebeu cerca de 153 mil visitantes e registrou R$ 350 milhões em negócios.
(Por Daniela Bordinhão, Agência de Notícias AL-RS, 31/08/2008)