O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Destilação e Refinação de Petróleo do Rio Grande (Sindipetro/RG) está recolhendo assinaturas em um abaixo-assinado que objetiva reforçar a luta pela estatização da Refinaria de Petróleo Ipiranga que, segundo o Sindipetro, é a única forma de se manter a empresa em plena operação e garantir a continuidade de trabalho aos seus funcionários. A intenção é que a Petrobras assuma a refinaria rio-grandina. A confecção do documento foi solicitada pela Federação Única dos Petroleiros (FUP), no seu 14º Congresso, ocorrido no início de agosto em Vitória-ES.
Conforme o presidente do Sindipetro, José Marcos Olioni, a FUP encaminhará o abaixo-assinado ao ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo, e ao presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli. Até o momento, já foram coletadas 11 mil assinaturas e a expectativa do Sindipetro é obter 20 mil até o próximo dia 6 para, no dia 8, quando a diretoria do sindicato reunir-se com a direção da Petrobras, ter um elemento a mais para justificar o pedido de que a estatal assuma a Refinaria Ipiranga. O encontro será em Porto Alegre, na Assembléia Legislativa.
Depois, o recolhimento de assinaturas terá continuidade até 15 de setembro, pois a proposta é conseguir entre 25 e 30 mil assinaturas até o encaminhamento à Federação Única dos Petroleiros. Pessoas ligadas ao Sindipetro estão coletando as assinaturas da comunidade rio-grandina no calçadão, no sindicato, na Furg e outros pontos de maior movimento na cidade.
(Por Carmem Ziebell, Jornal Agora, 31/08/2008)