Fogo atinge parte da Reserva Biológica Estadual do Aguaí, em Siderópolis
Policiais ambientais verificam, neste domingo, a extensão do incêndio que atinge a Reserva Biológica Estadual do Aguaí, em Siderópolis, no Sul do Estado. A estimativa preliminar é de que o fogo, que começou na quinta-feira, tenha atingido entre um e dois hectares da área de preservação.
Segundo o tenente Ricardo Comelli, o fogo está em uma área de difícil acesso, na parede interna de um cânion, onde há vegetação rasteira presa às rochas. O local tem inclinação superior a 70 graus e não há acesso para os caminhões chegarem ao cânion. Por isso, a Polícia Ambiental só irá combater as chamas se elas se alastrarem até as margens do rio. Senão, vai esperar que elas se extingam.
A equipe que partiu esta manhã para a região vai analisar se o incêndio poderá se alastrar. Para o tenente, esta possibilidade é pequena por causa da geografia da área.
O primeiro foco de incêndio foi identificado na quinta-feira. Desde então, o fogo se alastrou e já são registrados seis focos na região. Segundo Comelli, eles foram provocados pelas queimadas feitas por fazendeiros para renovar o pasto. Desta vez, eles atearam fogo muito próximo da área de preservação e, com o tempo seco, as chamas logo se alastraram.
De acordo com a legislação ambiental, é proibido colocar fogo a menos de 100 metros do início da demarcação.
(ClicRBS, 31/08/2008)