Mergulhadores militares colombianos buscam no fundo do rio Magdalena barris com cianureto que caíram há algumas horas depois que uma balsa se chocou contra um banco de areia e vários caminhões afundaram, informaram as autoridades.
"Estamos trabalhando com mergulhadores da Marinha para que possam ser retirados o mais breve os barris", disse aos jornalistas o ministro de Ambiente, Juan Lozano, que anunciou também que, caso seja necessário, se buscará ajuda internacional para solucionar a emergência.
O acidente aconteceu por volta da 1h30 (local) deste sábado (3h30 em Brasília) em um trecho do rio entre as localidades de Puerto Mosquito e Boquerón, perto do município de Gamarra, aproximadamente 800 quilômetros ao norte de Bogotá.
Pelo menos sete caminhões com diferentes tipos de carga afundaram no principal rio colombiano e as autoridades ambientais, ao serem informadas de que um dos veículos transportava cianureto e outros combustíveis, ordenaram o fechamento dos aquedutos ribeirinhos.
Além disso, pediram aos pescadores para não saírem para trabalhar enquanto não ficar comprovado que o cianureto e os combustíveis não contaminaram a água.