Recém-empossado, o ministro Juca Ferreira (Cultura) prometeu brigar por uma fatia dos recursos oriundos da exploração de petróleo e gás da camada pré-sal para aumentar o Orçamento da Cultura.
Após a solenidade de posse no Palácio do Planalto nesta quinta-feira(28), Juca Ferreira afirmou que pretende elevar a verba destinada a seu ministério dos atuais 0,6% para 1% do Orçamento.
"Queremos que a cultura seja pensada também como política estratégica e, portanto, seja possível ter acesso a esses recursos", afirmou.
No primeiro ano do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2003, o Ministério da Cultura recebeu R$ 275 milhões, o que representava 0,3% do Orçamento. Em 2007, o valor atingiu R$ 836 milhões.
"Chegamos a 0,6%. É pouco. Queremos 1%, que é um patamar satisfatório e civilizado", afirmou.
O presidente Lula afirmou que os recursos com pré-sal serão utilizados para reduzir a pobreza no país, além de investimentos em educação. Ele ressaltou, no entanto, que antes é preciso definir o modelo de exploração.
"Se os recursos do pré-sal forem aquilo que imaginamos, o Brasil dentro de alguns anos se transformará em um grande produtor de petróleo. Não podemos nos dar ao luxo de desperdiçar essa imensa riqueza. Não é porque tiramos bilhete premiado que vamos sair por aí gastando dinheiro que ainda não temos. O pré-sal é o passaporte para o futuro", afirmou.
(Por Lísia Gusmão, Agência Folha,
Folha Online, 28/08/2008)