O estudante do Curso de Oceanologia da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), Daniel Maykot, será o palestrante do evento de lançamento da Campanha de Oceanos do Greenpeace, que acontece nesta sexta-feira, à tarde, no campus Carreiros da universidade rio-grandina. Ele abordará a logística de todos os navios do Greenpeace e fará o relato da experiência de seis meses como tripulante do navio Esperanza.
O evento se inicia às 14h, na sala 206, Pavilhão 2, do Campus Carreiros da Furg, trazendo informações sobre a nova campanha de proteção dos oceanos da organização não-governamental e marca a apresentação do relatório "À deriva-um panorama dos mares brasileiros", um diagnóstico detalhado das questões relacionadas ao bioma marinho, com o resultado de pesquisas sobre pesca, poluição, ordenamento costeiro, reservas marinhas, turismo, extração mineral e os impactos das mudanças climáticas, além de pesquisa de opinião pública para identificar as preocupações do brasileiro sobre o tema.
O Centro Acadêmico Livre de Oceanologia, a Comissão de Curso de Oceanologia, a Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande e o Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental (Nema) apóiam o evento. Rio Grande é a única cidade do interior do Brasil a sediar o lançamento nacional da Campanha de Oceanos, que ocorre também nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia.
Proteção dos oceanos
A campanha pretende aumentar as áreas marinhas protegidas, que atualmente correspondem a apenas 0,4% dos 8 mil quilômetros da costa brasileira, mobilizando toda a sociedade e exigindo do governo políticas públicas efetivas para a gestão e regulamentação do setor pesqueiro, mitigação dos impactos das mudanças climáticas nos oceanos e pela criação de uma política nacional de preservação dos oceanos. De acordo com dados divulgados pelo Greenpeace, cerca de 80% dos estoques pesqueiros no Brasil estão ameaçados de extinção pela pesca predatória.
(Jornal Agora, 29/08/2008)