O Governo do Estado aprovou o projeto de lei que estabelece o Dia Estadual do Agronegócio em Mato Grosso, de autoria do deputado José Domingos Fraga (DEM). A matéria foi apresentada em memória ao ex-senador Jonas Pinheiro. "Trata-se de uma homenagem ao ´pai da agricultura´ do Estado e do Brasil.
A data relembra o aniversário dele, que era comemorado no dia 23 de março”, justificou o parlamentar, lembrando que a principal atividade econômica de MT é a agricultura.
A partir da sanção, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural, em parceria com a de Meio Ambiente, deverão realizar, na data oficial, conferências, palestras, cursos, eventos, entre outras atividades. A intenção, segundo José Domingos, é implementar entre os cidadãos do ramo, mais conhecimentos técnicos sobre agropecuária e agronegócio, bem como a importância da preservação do meio ambiente. “Nada mais justo do que homenagear este ilustre mato-grossense. É uma forma de manter vivo o ideal de Jonas Pinheiro”, enalteceu.
Enquanto representou Mato Grosso, o seu estado natal, o ex-senador trabalhou em favor de seus conterrâneos. Procurou corresponder à confiança nele depositada, os eleitores que o elegeram a cargos públicos.
De maneira breve, José Domingos Fraga destacou no projeto que Jonas Pinheiro sempre lutou para tornar a vida rural mais produtiva e atraente. Além de buscar incessantemente novas condições de trabalho, proporcionando aos agricultores melhores meios e instrumentos de produção. Para o deputado, o ex-senador foi o grande defensor do homem do campo.
(Por Márcia Martins, Secretaria de Comunicação AL-MT, 28/08/2008)