O astronauta americano Garrett Erin Reisman, 40, que retornou do espaço na nave Discovery há apenas dois meses, afirmou hoje que se tornou mais ecológico desde que observou a fragilidade da Terra do exterior. "Quando vi a Terra de cima pela primeira vez, era linda, impressionante, estava em paz, mas o que realmente mudou minha forma de pensar foi ver o horizonte, porque fez com que me desse conta de que nosso planeta é muito mais frágil do que eu achava", afirmou o astronauta.
Reisman foi ontem ao Museu de História Natural de Nova York, onde deu uma palestra e compartilhou com jovens da cidade sua experiência durante três meses girando ao redor da Terra a bordo da ISS (Estação Espacial Internacional). O astronauta chegou à ISS a bordo da nave espacial Endeavour em 11 de março e voltou à Terra com a tripulação da missão STS-124 na Discovery em 14 de junho.
"O retorno à Terra foi realmente suave e sem complicações, como em um avião, não tive que utilizar o saco para enjôo que levava na mão", afirmou perante as dezenas de crianças e jovens que escutavam atentamente. Natural de Nova Jersey, Reisman estimulou os jovens a se interessarem por astronomia e contou todas as curiosidades sobre a vida no espaço, como suas impressões durante a viagem ou a forma como se adaptou a ela.
(Efe, Folha Online, 29/08/2008)