A Braskem promove no dia 1º de setembro, no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre, o seminário Biomassa para a Geração de Energia, voltado para beneficiadores de arroz e de madeira do Estado. O objetivo é avaliar o potencial para investir no negócio.
A Braskem pretende mapear em que localidades do Rio Grande do Sul é viável implantar usinas de geração de energia elétrica a partir de biomassa. O Rio Grande do Sul gera uma quantidade considerável desses resíduos. Estima-se que exista um potencial de geração de aproximadamente 50 MW, apenas com a utilização da casca do arroz, ressalta Marcos Vinicius Gusmão do Nascimento, diretor de Energia da Braskem. O Estado é o maior produtor de arroz do Brasil, com 7,5 milhões de toneladas/ano, cerca de 60% do total.
Em princípio, a expectativa inicial é de que seja possível construir cinco usinas, cada uma com capacidade de, no mínimo, 10 MW. Para o funcionamento de cada usina desse porte são necessárias 5.000 toneladas/mês de casca de arroz. Além da energia elétrica, cada uma das unidades gerará também vapor, que é usado pelos produtores no beneficiamento do arroz. Por causa dessa possibilidade de troca de insumos, se diz que o potencial de sinergia do projeto é alto, explica.
Durante o seminário, a Braskem apresentará seus planos aos produtores e marcará reuniões com os interessados em fornecer os seus resíduos vegetais para as usinas. Além de técnicos da Braskem e da consultoria PTZ Bioenergy, especializada em geração a partir de biomassa, estará entre os palestrantes do evento o deputado federal Luiz Carlos Heinze, que é um dos pioneiros na promoção da energia de biomassa no Rio Grande do Sul.
O projeto marca a estréia da Braskem nesse tipo de parceria. Com a utilização de biomassa para geração de energia, além de diversificar suas fontes, a empresa usará uma fonte renovável. A empresa é uma grande consumidora de energia, a biomassa está disponível no Estado e esta é uma excelente oportunidade para economizarmos os combustíveis fósseis, que são finitos, argumenta Nascimento.
Assim como outros projetos da Braskem, todas as termelétricas contarão com os últimos avanços tecnológicos com o objetivo de atender aos padrões ambientais exigidos pela regulamentação da FEPAM. Também contribuirão para reduzir a emissão de gases de efeito estufa, já que usarão uma fonte renovável de energia.
Serviço:
Seminário Biomassa para a Geração de Energia
Data: 01/09/2008
Horário: das 13h30min às 17 horas
Local: Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael, na Av. Alberto Bins, 509 - Centro.
Inscrições: pelo telefone (51) 3028.7858 ou pelo e-mail ptz@ptz.com.br
A Braskem, petroquímica brasileira de classe mundial, é líder em resinas termoplásticas na América Latina e a terceira maior produtora de resinas das Américas. Com 19 plantas industriais distribuídas pelo Brasil, a empresa produz anualmente mais de 11 milhões de toneladas de resinas termoplásticas e outros produtos petroquímicos.
(Texto recebido por E-mail, 28/08/2008)