Os efeitos prejudiciais à agricultura causados pelas estiagens recorrentes que afetam o Rio Grande do Sul poderão ser enfrentados em breve com a implantação do Plano Estadual de Irrigação. O secretário estadual extraordinário de Irrigação, Rogério Porto, esteve nesta quinta-feira (28/08) na Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembléia Legislativa (AL-RS), apresentando a deputados e representantes do setor produtivo as bases de Projeto de Lei para criação do Plano Estadual de Irrigação. O tema esteve em debate na Comissão por solicitação do deputado estadual Jerônimo Goergen (PP).
De acordo com Rogério Porto, o governo do Estado tem verba para investir no plano de irrigação. Segundo ele, só para a construção de 30 mil micro açudes estariam disponibilizados mais de 11 milhões de reais. A verba para a implantação de cisternas ultrapassaria 1 milhão de reais e haveria condições de aportes Federais para o programa. O secretário também afirmou ser necessário criar um órgão técnico para discutir soluções setorizadas, bem como disponibilizar financiamentos para implantação das estruturas. A construção de barragens também é ponto fundamental para o sucesso do plano de irrigação. Porém, o secretário destacou que os entraves legais e relacionados a licenciamentos precisam ser vencidos: " É preciso ser criada lei que permita o investimento público em propriedades privadas. Neste caso faríamos parcerias para viabilizar obras e garantir a implantação do programa. Só desta forma poderemos garantir que o agronegócio permaneça sendo o motor da economia do RS", diz Porto.
Para o coordenador da Frente Parlamentar Integrada do Agronegócio da AL-RS, Jerônimo Goergen, é de vital importância uma ação concreta de governo para prevenir perdas no campo com eventuais estiagens: "Estaremos apreciando o projeto de lei do executivo na Comissão de Agricultura. O importante é que temos pressa para encontrar mecanismos que diminuam perdas através de efeitos climáticos como a seca", diz Jerônimo.
(Por Alexandre Farina, Agência de Notícias AL-RS, 28/08/2008)