A educação ambiental será destaque na Expointer/2008. Por iniciativa e patrocínio da Caixa RS, o Programa de Educação Ambiental Compartilhado (PEAC), coordenado pelas Secretarias Estaduais do Meio Ambiente (Sema) e da Educação (SE), participará do "Caminho Sustentável" na feira em Esteio. Trata-se de uma trilha ecológica que proporcionará aos visitantes vivenciarem questões ambientais, como aquecimento global, créditos de carbono, reciclagem, água e energia alternativa.
O "Caminho Sustentável" será lançado nesta sexta-feira (29), às 10h, com as presenças dos Secretários do Desenvolvimento, Márcio Biolchi, e do Meio Ambiente, Otaviano Moares, e da Diretora-presidente da Caixa Rs, Susana Kakuta.
Os visitantes da Expointer poderão participar gratuitamente da trilha "Caminho Sustentável" localizada próxima ao playground do Parque de Exposições Assis Brasil. O caminho é acompanhado por monitores que oferecem orientação durante todo o trajeto.
O Programa
O PEAC é uma parceria entre o governo do Estado e empresas públicas e privadas, visando à formação de agentes preservacionistas e a execução de projetos socioambientais, para que seja difundida a cultura da prevenção e do desenvolvimento sustentável.
Criado em 2005, com o apoio técnico e financeiro das empresas Gerdau, Borrachas Vipal e Aracruz, o PEAC recebeu a adesão de outros patrocinadores em 2008. O apoio das empresas Votorantin, GM e Copesul/Braskem garantiu ainda mais amplitude ao programa.
O PEAC conta, ainda, com diversos órgãos e instituições estaduais que atuam de forma convergente em busca do desenvolvimento sustentável: Secretarias Estaduais da Agricultura, Agropecuária e Agronégocio, da Cultura, da Saúde/CEVS, do Turismo, do Desenvolvimento e Assuntos Internacionais e de Infra-Estrutura e Logística, FEPAM, FZB, CORSAN, CEEE-GT, CEEE-D, EMATER-RS/ASCAR, ACPM Federação, Caixa RS, FIERGS, FAMURS, FARSUL e FECOAGRO.
O agente prevencionista é definido como aquele indivíduo que desenvolve atividades de prevenção relacionadas a riscos diversos, entre elas as que envolvem os ambientes natural, social, cultural doméstico e de trabalho. Podem ser agentes prevencionistas professores e cidadãos voluntários do Projeto Escola Aberta para Cidadania e Projeto de Tempo Integral da SE, Programa Pró-Mar-de-Dentro da Sema e das empresas parceiras.
Em sua primeira fase, o PEAC envolveu 180 escolas do Escola Aberta para Cidadania, da área de abrangência das empresas parceiras e do Programa Pró-Mar-de-Dentro. Foram desenvolvidos 200 projetos socioambientais focados em destinação adequada de resíduos sólidos, coleta seletiva, uso racional da água, diminuição do desperdício de materiais reutilizáveis, valorização de bens públicos e patrimônio das escolas, plantio de árvores, entre outros.
A segunda fase do Programa, iniciada em maio deste ano, prevê a realização de 400 projetos socioambientais, devido à adesão do Projeto Escola de Tempo Integral e de escolas na área de abrangência de cada nova empresa parceira do Programa, além das instituições de ensino anteriormente integradas.
(Sema, 28/08/2008)