O senador Cícero Lucena (PSDB-PB) foi escolhido, nesta quarta-feira (27/08), para presidir a comissão temporária externa do Senado Federal que acompanhará as obras de transposição do Rio São Francisco. A vice-presidência ficou com o senador Gim Argello (PTB-DF) e, a relatoria, com a senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN)
Ao assumir a presidência, o senador Cícero Lucena manifestou o intuito de colaborar para a realização de uma transposição duradoura e eficiente que garanta a segurança hídrica da Região Nordeste. A senadora Rosalba Ciarlini também enfatizou a importância do projeto para combater as secas, evitar o sofrimento dos moradores da região e promover o desenvolvimento.
Para o senador Cícero Lucena, que foi o autor do requerimento de criação da comissão, o acompanhamento do Senado Federal é necessário, pois a transposição envolve interesses de vários estados brasileiros.
Na próxima reunião do colegiado, marcada para o dia 9 de setembro, deverá ser apresentada uma metodologia de trabalho a ser discutida e aprovada antes de começarem as visitas aos locais onde as obras já estão encaminhadas.
A comissão é composta ainda, na condição de titular, pelo senador José Maranhão (PMDB-PB); e, na condição de suplentes, por Efraim Morais (DEM-PB), Tasso Jereissati (PSDB-CE), Almeida Lima (PMDB-SE) e João Vicente Claudino (PTB-PI).
A transposição de parte das águas do Rio São Francisco para áreas carentes de recursos hídricos causa polêmica entre diversos setores da sociedade, como ambientalistas, advogados, políticos e religiosos, no que diz respeito aos impactos socioambientais do procedimento.
(Agência Senado, 27/08/2008)