A Cenibra recebeu o prêmio SIEMENS VAI de Meio Ambiente, com o trabalho “Análise da viabilidade técnica da utilização de resíduos da indústria de celulose Kraft na produção de corpos cerâmicos”. O trabalho foi apresentado no 62º Congresso Anual da Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais (ABM), realizado em Vitória, Espírito Santo.
O trabalho foi realizado pelo Departamento de Qualidade, em parceria com a Assessoria de Meio Ambiente e apresentou a formulação de corpos cerâmicos com resíduos da Cenibra (GRITS, DREGS e lodo biológico). A utilização dos resíduos garante o manejo sustentável dos materiais e sobrevida aos aterros industriais.
A Cenibra desenvolve novas estratégias para a gestão de seus resíduos sólidos, pautada nos três pilares básicos da sustentabilidade ambiental: a redução, a reutilização e a reciclagem.
Os principais resíduos sólidos gerados no processo correspondem ao lodo biológico produzido no tratamento de efluentes, às cascas de Eucalipto, à lama de cal (CaCO3) e outros materiais alcalinos de sua da planta de caustificação (Dregs e Grits), além dos rejeitos da depuração da polpa marrom e branqueada, entulhos de obras civis e lixo institucional.
(Celulose Online, 28/08/2008)