Visando reduzir os impactos ambientais decorrentes de derramamentos e vazamentos de produtos químicos, as unidades de Vargem Bonita – SC da Celulose Irani, uma das maiores empresas do setor de Papel & Celulose em kraft, criaram no último mês o Comitê de Análises Químico-Ambientais.
São propostas pelo Comitê diversas ações visando identificar não conformidades e sugerir melhorias com ações corretivas, referentes ao armazenamento e manuseio de produtos químicos. Entre elas, estão a elaboração de procedimentos para identificação de riscos e emergências ambientais, o plano de ação emergencial para conter vazamentos ou derramamentos acidentais de produtos químicos e a realização de vistorias nos setores, para identificar a existência de possíveis problemas relativos aos produtos químicos.
“Com o resultado das vistorias, vamos promover discussões com base nas fichas de emergência dos produtos químicos e a partir disso, estaremos sugerindo aos gestores de cada área as melhorias para serem efetuadas em seus setores”, afirma Janete Scalcon, analista de Gestão Ambiental.
O Comitê de Análises Químico- Ambientais irá promover também um treinamento, referente ao procedimento de ação emergencial, para conter vazamentos ou derramamentos acidentais de produtos químicos. Além de treinar os colaboradores, o comitê irá orientar os setores a providenciar tonéis com serragem e sacos plásticos - usados na contenção dos vazamentos -, para que os mesmos fiquem à disposição nas áreas que trabalham com produtos químicos.
(Celulose Online, 28/08/2008)