Previsão de mudança do clima assusta moradores dos bairros atingidos
O borracheiro Alexandre Ferreira Maciel, 35 anos, e o filho, o estudante Wellison Ferreira Maciel, 15, corriam contra o tempo ontem pela manhã, na Vila Kroeff. “Me dispensaram do trabalho para consertar meu telhado. Preciso proteger pelo menos os quartos, já que a previsão é de chuva na quinta-feira’’, comentou o borracheiro, uma das vítimas da chuva de granizo que atingiu moradores dos bairros Santo Afonso, Liberdade e Industrial na madrugada de domingo. A preocupação quanto à previsão meteorológica aflige outras 220 famílias, que ainda aguardam a entrega do material para proteger a casa. Hoje, a Defesa Civil ganhará reforço de batalhões do Exército de Sapucaia do Sul para a entrega de telhas. Mais de 5 mil já foram doadas para 250 famílias.
Ontem pela manhã, moradores da Vila Kroeff agilizavam o trabalho. Na casa da auxiliar de farmácia desempregada Teresinha da Silva Moraes, 45, o pedreiro Roberto Dutra da Silva, 35, trocava as telhas. “Recebemos 70 porque todas foram atingidas’’, comentou Teresinha. A doméstica Rita de Cássia Duarte, 33, conta com a ajuda de vizinhos para colocar as 30 que ganhou e que estão encostadas na parede de sua sala, onde ficam empilhados móveis e roupas atingidos pela chuva de maio. A casa, que mal secara das águas de três meses atrás, teve de enfrentar as pedras de gelo do último domingo. “Precisava de 80, mas recebi 30 porque a Defesa Civil diz que eram suficientes, mas isso não é verdade’’, lamentou Rita, que vive na casa com o marido e três filhos.
Segundo o coordenador da Defesa Civil no Município, Rogério Forcolén, o prazo para a entrega das telhas é de 30 dias a partir do decreto de situação de emergência, publicado segunda-feira. “Estamos dentro da logística e não vamos acelerar, pois precisamos avaliar caso a caso. A cada dia chegam novos pedidos de telhas.” Em caso de chuva, a Defesa Civil orienta a população a solicitar o fornecimento de lona. Para isso, os moradores devem ligar para 3527- 1563 (Defesa Civil), 153 da Guarda Municipal ou 193 dos Bombeiros.
Mudança radical no tempo hoje
A MetSul Meteorologia alerta que a quinta-feira será marcada por uma mudança muito radical e brusca do tempo na cidade e na região, com possibilidade de vendaval e granizo. O dia ainda começará sob influência de uma massa de ar quente que vai garantir a presença do sol e uma elevação muito rápida da temperatura a partir do amanhecer. Já no final da manhã espera-se calor de quase 30 graus e as máximas podem superar essa marca. O vento norte, que pode soprar com rajadas, vai colaborar para o forte aquecimento. A nebulosidade, contudo, aumenta durante a tarde, com a aproximação de uma frente fria pelo Sul. Uma forte massa de ar polar acompanha a frente fria e vai provocar declínio da temperatura. O ar seco e frio garantirá a melhora do tempo, e o sol aparece na sexta-feira.
(Jornal NH, 28/08/2008)