O deputado Ivar Pavan (PT) homenageou a Cooperativa Regional de Eletrificação Rural do Alto Uruguai (Creral) no espaço do Grande Expediente nesta quarta-feira (27/08). A Creral atua em 37 municípios do norte gaúcho e conta com 6.300 associados, sendo 85% agricultores. Criada há 39 anos, foi uma das contempladas neste ano com o prêmio internacional de energia limpa sustentável em Londres. É a primeira vez que uma experiência brasileira recebe este título.
Pavan entregou uma placa ao presidente da Cooperativa, João Alderi do Prado. Acompanharam a homenagem dezenas de agricultores associados à Creral. “O caráter social, a forma de organização e de decisão e a relação direta com a comunidade local tornam as cooperativas um agente de desenvolvimento”, analisa o parlamentar petista.
A Creral construiu e gerencia duas pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) que têm um impacto mínimo no meio ambiente por não usar grandes reservatórios desnecessários, não alaga áreas e não necessita de desapropriações. A geração também é mais barata, aproveitando as grandes quedas d´água, ou canalizando parte da água de rios.
“Há quatro décadas a Creral leva energia ao meio rural em municípios distantes. Nos últimos anos, tem se destacado como modelo de cooperativismo, geração de energia, preservação ambiental, desenvolvimento e melhoria na qualidade de vida”, destacou o parlamentar, que apoiou a reestruturação da entidade em 1992.
Luz em comunidades rurais longínquas
“O cooperativismo de eletrificação rural foi pioneiro em levar energia ao meio rural, foi responsável pelo desenvolvimento de inúmeras comunidades rurais que passaram à condição de município ou que tiveram acesso a serviços pela organização cooperada”, destacou Pavan.
As primeiras Cooperativas de Eletrificação Rural surgiram no Rio Grande do Sul, no início da década de 40. A mais antiga é a Certel, fundada em 1956. E a maior é a Coprel, com mais de 45 mil associados, ambas gaúchas.
Ivar Pavan também observa que os agricultores abastecidos por cooperativas de eletrificação em todo o estado estão muito mais satisfeitos com a qualidade do serviço do que aqueles atendidos pelas grandes concessionárias, como consta do relatório da “Subcomissão da qualidade da energia elétrica distribuída no meio rural e em centros urbanos de pequenos municípios”, coordenada por ele no final de 2007, na Assembléia gaúcha.
A Creral estuda e desenvolve outras iniciativas sustentáveis. Em agosto de 2007, em Sananduva, entrou em operação a primeira micro-destilaria de álcool utilizada nos veículos da própria cooperativa e das famílias que participam do projeto. Também realiza estudo de viabilidade técnica e econômica para geração de energia por biodigestores, inspirados em tecnologia implantada na Alemanha. O objetivo é aumentar a capacidade de geração de energia da cooperativa e resolver o problema ambiental causado por dejetos de suínos produzidos em larga escala na região.
(Por Stela Pastore, Agência de Notícias AL-RS, 27/08/2008)