Nesta quinta-feira (28/08), a partir das 9h, o PL 258/2006 que combate o "Capim Annoni 2" , de autoria do deputado estadual Jerônimo Goergen(PP), estará em votação na Comissão de Agricultura da AL-RS, já tendo sido aprovado pelo relator. O Projeto de Lei prevê a criação do Programa de erradicação da praga, que dificulta a alimentação do gado e impede o crescimento de outras pastagens. O "Capim Annoni 2" já prejudica mais de 2 milhões de hectares de campos gaúchos. Técnicos da Fepagro vão estar na Expointer 2008 repassando orientações de combate à praga.
O Capim Annoni 2 prejudica a mastigação do gado e também inibe o crescimento de pastagens ao seu redor. O Projeto de Lei estará estabelecendo medidas para erradicação, bem como o treinamento técnico de profissionais ligados ao meio rural para o enfrentamento do problema. Jerônimo Goergen ressalta que o objetivo é reforçar a idéia de prevenção: "é preciso prevenir a disseminação e reduzir a infestação nos campos de pastagens naturais pela planta da espécie "Eragrostis Plana Ness. Através da conscientização, chegaremos lá", diz.
Além disso, o deputado é requerente da audiência pública prevista para esta quinfa-feira, que debaterá o crime de abigeato no Estado, encontro que vai contar com as presenças do Secretário da Agricultura do RS e representantes do Comando da Brigada Militar. Também nesta seção, está agendada apreciação do requerimento do parlamentar solicitando audiência pública para discutir a questão das recorrentes estiagens que afetam o RS, e os prejuízos decorrentes causados à agricultura.
(Por Alexandre Farina, Agência de Notícias AL-RS, 27/08/2008)