O deputado Edson Brum, líder partidário do PMDB na Assembléia, acompanhou, na manhã desta quarta-feira (27/08), o lançamento da pedra fundamental de ampliação da unidade industrial da Aracruz Celulose, em Guaíba. Conforme o peemedebista, o incremento daquela planta industrial trará, entre outros benefícios à economia do município e região, a reativação de portos e hidrovias.
O parlamentar explicou que o empreendimento irá alavancar o transporte hidroviário, em especial a partir da reforma do porto do município de Guaíba. Também serão favorecidos os portos de Rio Pardo e Cachoeira do Sul, bem como haverá a construção de uma nova unidade portuária em São José do Norte, incrementando o impulso econômico da região Sul do Estado.
Edson Brum observou que a planta produzirá um milhão e 300 mil toneladas de celulose por ano. Junto com a unidade atual a empresa, será responsável no Estado por um milhão e 800 mil toneladas do produto. A meta da Aracruz, observou o peemedebista, é suprir 25% da demanda mundial por celulose de fibra curta até 2015. No projeto, que inclui a ampliação da base florestal e implantação do sistema de logística, serão investidos R$ 4,9 bilhões e gerados sete mil empregos até o fim de 2009. A unidade entrará em operação no segundo semestre de 2010.
Edson Brum ressaltou, ainda, que toda esta movimentação determinará uma maior utilização de mão-de-obra, tanto no campo como industrial, oportunizando milhares de novos postos de trabalho, diretos e indiretos. “A expectativa de todo o processo prevê o envolvimento de até 200 mil pessoas. Esta é, realmente, uma grande notícia para o Rio Grande do Sul que, até bem pouco tempo atrás, temia a perda destes aportes por razões burocráticas”, recordou o parlamentar.
(Por Celso Bender, Agência de Notícias AL-RS, 27/08/2008)