O deputado Miki Breier (PSB) marcou presença no lançamento da Pedra Fundamental da ampliação da unidade da Aracruz Celulose, em Guaíba. A nova fábrica produzirá 1,3 milhão de toneladas por ano e será um dos maiores em linha única do mundo. A operação será totalmente integrada à já existente e totalizará 1,8 milhão de toneladas anuais, incorporando a mais avançada tecnologia de proteção ambiental. Este investimento vai posicionar a Unidade Guaíba em condições de competitividade similares às das mais modernas fábricas de celulose do mundo.
Serão investidos na nova planta, que deve entrar em operação em 2010, R$ 4,9 bilhões. Com as obras de ampliação, a área construída ganhará mais 348 mil metros quadrados, o que permitirá crescimento da produção anual de celulose branqueada de 450 mil toneladas para 500 mil toneladas, na Linha 1, e a instalação da Linha 2, onde serão produzidas 1,3 milhão de toneladas/ano. Será utilizada matéria-prima proveniente de mais de 30 municípios gaúchos. Juntas, as duas plantas vão produzir 1,8 milhão de toneladas/ano.
De acordo com o deputado Miki Breier, a expansão da Aracruz além de oferecer 10 mil postos de trabalho, contribuirá para o desenvolvimento da Metade Sul do Estado. “O Rio Grande do Sul precisa de investimentos como este para se desenvolver”, ressaltou. O parlamentar ressaltou, ainda, a importância da qualificação de mão-de-obra que será oferecido pela empresa.
(Por Lilian Martins, Agência de Notícias AL-RS, 27/08/2008)