Nesta quinta-feira, projeto da Prefeitura deve voltar à votação na Câmara de Novo Hamburgo.
Foi aprovado na terça-feira o projeto de Executivo que autoriza contrato de financiamento entre o município e o Banrisul. A proposta foi aprovada em primeira votação e tem o segundo turno previsto para a sessão de quinta-feira.
O contrato, no valor de R$ 7.546.543,70, tem como objetivos a ampliação e melhorias no sistema de captação, tratamento e distribuição de água em Novo Hamburgo. Conforme o projeto, o poder executivo terá ainda a possibilidade de utilizar cotas do FPM – Fundo de Participação dos Municípios e do ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços para garantia do financiamento.
Em maio de 2007, foi promulgada a Lei Municipal n° 1.582/2007, também motivada pelas melhorias necessárias ao tratamento da água. Pela lei, o Executivo garantiria financiamento estabelecido entre a Comusa e o Banrisul, através do Programa Saneamento para Todos.
No entanto, em dezembro de 2007, a Lei Municipal n° 1.750/2007 determinou a transformação da Comusa em autarquia municipal. Assim, a assinatura do contrato com o Banrisul tornou-se responsabilidade do Poder Executivo, enquanto a execução da proposta caberá à Comusa.
(Jornal Novo Hamburgo, 27/08/2008)