A Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou na última semana, no auditório da faculdade CESUCA, o lançamento da Agenda 21 em Cachoeirinha, um plano de ações ambientais que planejará o futuro de forma sustentável.
Durante a atividade, a representante da secretaria, professora Nara Prates, ressaltou a parceria com a faculdade e destacou algumas ações já implementadas na cidade. ¿Todas as escolas, estaduais e municipais, participam de atividades de educação ambiental, entre elas, a rota das águas, que percorre toda a extensão do rio Gravataí, mostrando aos jovens o impacto ambiental causado pelo desrespeito à natureza¿, afirmou.
Além da educação ambiental, a secretaria também organizou o Grupo de Multiplicadores do Consumo Sustentável, formado por funcionários da Prefeitura, que orientam a população sobre o desperdício e o consumo exagerado.
Conforme o titular da pasta, Luis Machado, a criação de uma parceria efetiva entre governo e sociedade é muito importante. ¿O apoio e o compromisso das lideranças é fundamental para assegurar recursos e garantir a implementação das ações¿, disse. Para ele cabe ao governo dar poder e incentivar à comunidade para que esta possa ter um papel ativo no processo de tomada de decisões sobre as questões ambientais.
O que é a Agenda 21
A Agenda 21 é uma tentativa de promover um novo padrão de desenvolvimento, o que denominamos de ¿desenvolvimento sustentável¿. Esta idéia surgiu no Rio de Janeiro em 1992 na Conferência das Nações Unidas sobre o meio Ambiente. Neste dia 179 países acordaram e assinaram a Agenda 21, representando um conjunto de intenções e desejo de mudança para um novo modelo de desenvolvimento para o século XXI.
(Prefeitura de Cachoeirinha, 27/08/2008)