Uma exposição de reciclados, organizada para marcar o primeiro ano de implantação do programa Consciência Limpa da Assembléia Legislativa de Santa Catarina (AL-SC), está chamando a atenção de todas as pessoas que circulam pelo hall do Palácio Barriga Verde. Enormes fardos de papel, papelão e latinhas foram colocados ali para mostrar a quantidade de lixo reciclável que se produz em apenas uma semana.E um alerta é feito: em um ano, com 55 toneladas de papéis reciclados, a Assembléia contribuiu para a preservação de 2.800 árvores.
O programa deu tão certo que já recebeu uma premiação, o Troféu Fritz Müller, da Fundação do Meio Ambiente (Fatma). O coordenador do projeto, Manoel José Fabiano, esclarece que a idéia é causar impacto. “Nossa intenção é dar um choque de consciência, mostrando para o servidor da Assembléia Legislativa o volume de reciclados produzidos em uma semana.” Para ele, este é mais um convite para que os servidores e visitantes façam um esforço no sentido de reduzir o consumo – e o desperdício – de papéis e copos descartáveis.
“Continuamos incentivando, mas já são satisfatórios os resultados obtidos neste primeiro ano do projeto”, comenta Fabiano.
O volume recolhido tem sido sempre superior a 90% em relação à meta estabelecida. O coordenador informa que mais adiante poderá ser seguido o exemplo da Eletrosul, que adotou o sistema de canecas individuais para todos os seus funcionários, deixando de lado, ou utilizando muito pouco, os copos descartáveis.
Cartazes da campanha do Consciência Limpa informam os resultados do primeiro ano de trabalho. Em média, por semana, foram recolhidos e entregues para reciclagem 1 tonelada de papel, 140 quilos de plásticos e 21 quilos de metais. Para provocar a consciência coletiva o cartaz traz uma pergunta: “Você não quer que tudo isso vá parar nas ruas, avenidas, praças, terrenos, na rede pluvial ou no aterro sanitário, certo?”
Em um ano, com 1 tonelada de metal reciclado, economizamos 5 toneladas de bauxita; com 7 toneladas de plásticos reciclados, economizamos 9 toneladas de petróleo; com 1 tonelada de vidro reciclado, economizamos 1,5 tonelada de minério.
Histórico
O programa Consciência Limpa foi lançado oficialmente no dia 5 de junho de 2007, Dia Mundial do Meio Ambiente. Desde essa data promove o cuidado com a redução dos resíduos produzidos, separando para reciclagem e reutilização.
No dia 30 de outubro do ano passado, o programa foi apresentado durante o 1º Seminário de Boas Práticas Ambientais do Poder Legislativo, realizado em Brasília pela Câmara dos Deputados, Senado Federal e Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília. No auditório Nereu Ramos, da Câmara Federal, o Legislativo catarinense mostrou o programa também para organizações não-governamentais ambientalistas, nesse seminário que foi uma iniciativa do Núcleo de Gestão Ambiental EcoCâmara.
(Por Verlaine Silveira, AL-SC, 26/08/2008)