O deputado estadual José Riva (PP), primeiro-secretário da Assembléia Legislativa do Mato Grosso (MT-AL), rechaçou na sessão desta terça-feira (26/08), artigo escrito pela professora Michele Sato que criticou a condução dos trabalhos da comissão especial responsável pelos seminários técnicos e audiências públicas sobre o Zoneamento Socioeconômico Ecológico (ZSEE).
O parlamentar - que é relator do projeto, afirmou que a comissão tem tido o cuidado de convidar todos os segmentos sociais para participar dos eventos tratando o tema da forma mais democrática possível. “Fazemos de tudo para divulgar as audiências convidando todos os segmentos para ter voz e vez”, disse Riva.
O presidente da comissão de Zoneamento, deputado Dilceu Dal Bosco (DEM), também defendeu a condução do processo e disse que na última audiência no município de Paranatinga o segmento indígena, por exemplo, que era minoria em relação aos produtores rurais, se mostrou satisfeito com a metodologia dos debates.
Membro da comissão do Zoneamento, o deputado Alexandre César (PT), alertou, porém, para o critério adotado no último seminário técnico que promoveu a votação dos temas não consensuais e que, segundo ele, gerou criticas e preocupações de alguns setores que participaram dos seminários.
O parlamentar também sugeriu que além da ampla divulgação sobre o zoneamento que se crie, com a ajuda do Governo do Estado, meios para que os segmentos de menor recurso financeiro possam ser auxiliados para participar dos eventos que duram três dias.
(Por Jaime Neto, Secretaria de Comunicação AL-MT, 26/08/2008)