O presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, plantou, na manhã desta terça-feira (26/08), uma muda de cerejeira no jardim da residência oficial da Presidência. A muda foi oferecida pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Massami Uyeda. O plantio dela, segundo Garibaldi, significa um compromisso do Senado com as boas práticas ambientais.
Para o senador, o ministro Massami levou à residência oficial uma mensagem de amor à terra e demonstrou um compromisso com o que é belo. O presidente disse que o gesto do ministro de oferecer uma muda de cerejeira - símbolo de sorte no Japão - vai encantar os futuros moradores da residência oficial e trazer sorte para que eles possam enfrentar os desafios que lhes forem apresentados.
- Aqui na residência oficial do Senado eu plantei uma cerejeira. Ela vai florescer e ela vai, sobretudo, significar o compromisso que todos os funcionários do Senado Federal que compõem o programa Senado Verde têm com o meio ambiente saudável - disse Garibaldi.
O ministro Massami Uyeda lembrou que a cerejeira é uma planta originária do Japão - um país de clima temperado - e afirmou que, para ele, o ato de plantar uma muda no Brasil, que possui clima tropical, significa a integração do homem à natureza e a integração de duas culturas.
Massami Uyeda explicou que a muda de cerejeira foi adaptada para o clima do Brasil e disse que a árvore "vai abrilhantar este grande jardim que é o cerrado brasileiro".
O plantio da muda de cerejeira, segundo o ministro, simboliza também o início das comemorações do segundo centenário da imigração japonesa ao Brasil.
- Daqui a cem anos, quando as gerações futuras virem a cerejeira, saberão que o Brasil é o país da integração - disse Massami Uyeda.
(Por Iara Farias Borges, Agência Senado, 26/08/2008)