A comissão temporária externa do Senado Federal que vai acompanhar as obras de transposição das águas do Rio São Francisco deverá iniciar seus trabalhos nesta quarta-feira (27/08) a partir das 14h30. Foram indicados nesta terça-feira (26/08) os senadores que vão compor o colegiado. São eles: Cícero Lucena (PSDB-PB), Rosalba Ciarlini (DEM-RN), José Maranhão (PMDB-PB) e Gim Argello (PTB-DF), na condição de titulares, e Efraim Morais (DEM-PB), Tasso Jereissati (PSDB-CE) Almeida Lima (PMDB-SE) e João Vicente Claudino (PTB-PI) na condição de suplentes.
Criada por requerimento do senador Cícero Lucena, a comissão deverá acompanhar todos os atos, fatos relevantes, normas e procedimentos referentes às obras de transposição e de revitalização do rio. De acordo com Lucena, a questão envolve os interesses de vários estados brasileiros, tornando necessário o acompanhamento do Senado Federal.
As obras de transposição do São Francisco deverão desviar, por meio de canais, parte das águas do rio para locais áridos, não banhados por ele.
Desde que foram anunciadas pelo governo federal, as obras de transposição das águas do Rio São Francisco têm provocado grande polêmica e despertado o interesse de políticos, jornalistas, da Igreja e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Um bispo (dom Luís Flávio Cappio, da Diocese de Barra, na Bahia) chegou a realizar, por duas vezes, greve de fome como forma de protesto contra as obras.
(Por Moisés de Oliveira Nazário, Agência Senado, 26/08/2008)