Um grupo de índios macuxi veio de Roraima para acompanhar o julgamento do STF (Supremo Tribunal Federal) da homologação do território Raposa/Serra do Sol. Cerca de dez macuxi fazem no fim da tarde desta terça-feira uma manifestação pacífica em frente ao Supremo em defesa da demarcação contínua definida pelo governo federal. O grupo canta e dança para que a homologação da área, contestada por arrozeiros, seja mantida.
"Estamos dispostos a acompanhar todo o julgamento, o tempo que durar. O clima na comunidade é de expectativa para uma solução definitiva. Se a demarcação não for contínua, para onde vão os 20 mil indígenas que lá vivem?", questiona o líder indígena Julio Macuxi.
Segundo ele, lideranças indígenas foram recebidas nesta terça-feira pelos ministros do STF Ellen Gracie e Marco Aurélio Mello.
"Estamos colocando a nossa realidade, porque arrozeiro nunca sai perdendo", afirmou o líder macuxi, acrescentando que, da parte dos índios, não há clima de confronto.
O STF está todo cercado para o julgamento da demarcação do território Raposa/Serra do Sol. Cinco seguranças aproximaram-se da grade para acompanhar a manifestação dos indígenas na Praça dos três Poderes, que separa o Supremo do Palácio do Planalto. A expectativa é que o julgamento dure pelo menos dois dias.
(Lísia Gusmão, Agência Folha,
Folha Online, 26/08/2008)