O senador José Nery (PSOL-PA) afirmou que a decisão a ser tomada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quarta-feira (27/08) sobre a homologação da Reserva Raposa Serra do Sol, em Roraima, "será aplicada" a todas as reservas indígenas do país. O STF decidirá se a reserva deve ser homologada de forma contínua ou não.
- As reservas devem ser contínuas, sem ilhas, como defende o jurista Dalmo Dallari. Espero que o Supremo tome essa decisão - afirmou.
José Nery leu notícias sobre prontidão de forças policiais na reserva de Roraima e de um possível conflito entre indígenas e não-indígenas de Raposa Serra do Sol. O senador observou que os indígenas podem invadir terras de não-índios caso a decisão do STF não lhes seja favorável.
Nery chegou a sugerir que, se houvesse senadores dispostos, eles poderiam fazer uma "vigília" à espera da decisão do Supremo Tribunal.
Em aparte, o senador Paulo Paim (PT-RS) afirmou que os índios defendem as fronteiras do Brasil "como faz o Exército" e relatou que em várias cidades serão realizadas vigílias por pessoas que defendem os direitos dos povos indígenas à espera da decisão do Supremo Tribunal Federal.
(Por Eli Teixeira, Agência Senado, 26/08/2008)