Com a volta às aulas, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), em Caxias do Sul, intensificou ações de educação ambiental junto a estudantes das redes pública e particular. Palestras em escolas e visitas de alunos às estações de tratamento e bacias de captação já envolveram mais de 1,5 mil estudantes desde março.
Em apenas dois dias da semana passada, 74 adolescentes viram de perto como funciona o sistema de abastecimento da cidade. No sábado, foi a vez de 50 escoteiros do grupo Moacara. Na última quarta-feira, a equipe de Educação Ambiental do Samae recebeu 24 alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Theodósio da Rocha Neto. Eles participaram do Projeto Verde & White, realizado anualmente pela empresa White Martins.
Os estudantes fizeram o passeio chamado de Caminho das Águas, conhecendo o Complexo Dal Bó, a Estação de Tratamento de Água (ETA) Parque da Imprensa, Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Serrano, o Museu da Água, localizado nos pavilhões da Festa da Uva, e visitaram também o Arroio Tega.
Quem organiza esses passeios educativos gratuitos é a coordenadora da equipe de Educação Ambiental do Samae, Marta Helena da Rosa. Professora de geografia, com especialização em Gestão Ambiental, ela trabalha desde 2000 nessa área na cidade. Segundo Marta, as atividades têm o objetivo de despertar a consciência sobre a importância da preservação do ambiente.
– Temos de promover cada vez mais ações positivas visando a uma mudança de hábito nas pessoas,para garantir a qualidade e a quantidade da água disponível no ambiente – argumenta Marta.
O Samae realiza palestras em pré-escolas, universidades e empresas, gratuitamente.
– Se o cidadão souber de onde vem e para onde vai a água, poderá usar melhor essa abundância de recursos hídricos que o nosso país tem, e com os quais outras nações não contam – compara a professora
(Zero Hora, 27/08/2008)