Empresa Utresa e o ex-diretor técnico Luiz Ruppenthal são acusados de 30 crimes ambientais
Duas testemunhas de acusação depuseram hoje, no fórum de Estância Velha, no Vale do Sinos, em mais uma audiência relativa ao processo no qual a central de tratamento de resíduos Utresa e seu ex-diretor e responsável técnico, Luiz Ruppenthal, respondem por 30 crimes ambientais.
A audiência começou às 14h e foi encerrada por volta das 18h, sem que cinco testemunhas fossem ouvidas. O trabalho deve continuar no próximo dia 24.
Este é o segundo processo no qual a empresa e Ruppenthal, apontados pelo Ministério Público como os principais responsáveis pela mortandade de cerca de cem toneladas de peixes no Sinos, em outubro de 2006, são acusados de crime ambiental.
Hoje foi a vez de o biólogo Jackson Müller e do geólogo Sandro Bertei, nomeados pela Justiça interventores na Utresa, ainda em 2006, prestarem informações.
Eles relataram supostas irregularidades encontradas na central de resíduos, entre elas o lançamento clandestino de chorume no Arroio Portão, afluente do Rio dos Sinos. Ruppenthal nega as acusações.
(Por Carla Dutra, Zero Hora, 26/08/2008)