O 10º Congresso Florestal Estadual e o 1º Seminário Mercosul da Cadeia Madeira, realizados entre 19 e 22 de agosto, em Nova Prata, encerraram com a audiência pública da Assembléia Legislativa. Na oportunidade, a organização dos eventos entregou ao presidente da Assembléia, Alceu Moreira, o documento que consolida as propostas do setor florestal, originadas em 10 encontros e 12 seminários regionais, ocorridos em 2007 e 2008.
O diretor do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap) da Sema, Rafael Ferreira, diz que os anseios da sociedade gaúcha para a cadeia madeira, florestas nativas e silvicultura estão traduzidas no documento entregue ao parlamento gaúcho, sob os aspectos do marco legal, políticas públicas e ciência e tecnologia.
"O Defap é o órgão responsável pela política florestal do Estado e por essa condição foi muito importante a presença de técnicos do departamento nos eventos, que proporcionaram o debate de temas vinculados à área e que estão na ordem do dia", declarou Ferreira
O Defap esteve diretamente vinculado à organização dos eventos, por meio da participação do biólogo João Paulo Steigleder que integrou a Comissão Técnica Operacional.
Além do diretor do Defap, 23 técnicos participaram do Congresso e Seminário, sendo alguns de Porto Alegre e outros de Agências Florestais da Sema no interior do Estado. "Era a maior representatividade entre os órgãos, empresas e universidades presentes", disse o diretor.
O Secretário Adjunto Francisco Simões Pires (na ocasião, no exercício do cargo de Secretário) também esteve presente, participando da mesa de autoridades na solenidade de abertura e integrando o painel As Políticas Públicas e a Silvicultura, além de assistir a palestras.
(Sema, 26/08/2008)