Na sessão plenária ordinária da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul desta terça-feira (26/08), o deputado Sandro Boka (PMDB) tratou da reunião entre o senador Paulo Paim, nos próximos dias, na Casa, junto à diretoria da Petrobras, Brasken e Ultra, para debater o futuro da Refinaria de Petróleo Ipiranga.
Abordou o histórico do refino de petróleo pela refinaria Ipiranga no RS de forma pioneira. "Infelizmente estão apagando nossa Ipiranga", afirmou. "Estão reduzindo sua capacidade de produção, hoje ela refina uma nafta suja que vem dos países do Mercosul", denunciou. "São centenas de empregos e milhões de arrecadação de impostos estão comprometidos se tivermos apagada esta chama", argumentou. Segundo ele, o compromisso que foi assumido pelas três grandes empresas que adquiriram a tradicional empresa têm que ser honrados, de manter empregos e gerar mais investimentos.
"Na prática, vemos que a realidade é diferente". Disse que irá sugeriu às empresas que a Petrobrás encampe a refinaria Ipiranga, pois tem melhores condições de refinar o petróleo. "Esta casa não pode deixar este patrimônio cultural e histórico se extinguir", finalizou. "Não podemos ficar parados, de braços cruzados, deixar esta marca ser apagada".
(Por Gilmar Eitelwein, Agência de Notícias AL-RS, 26/06/2008)