Um tremor de 6,3 graus na escala Richter sacudiu a cidade de Pucallpa, no norte do Peru, no final da tarde desta terça-feira (26), segundo o Serviço Geológico dos EUA. O terremoto causou tumulto nas ruas, mas não há registro de mortes ou destruição. O epicentro estava a 93 km ao norte de Pucallpa, capital da província de Ucayali.
Algumas cidades do Brasil também sentiram o abalo, segundo o chefe do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), Jorge Sand França. Os moradores de Rio Branco e Cruzeiro do Sul (AC), além dos de Porto Velho (RO), puderam sentir o tremor, já que o epicentro estava a cerca de 200 km da região. "Houve certo pânico no Acre, mas em Porto Velho o tremor foi sentido apenas nos prédios mais altos", afirma França. Não há informação de ocorrências graves.
Além de Pucallpa, toda a região entre o centro e o norte do Peru -incluindo a região amazônica- também sentiram o terremoto. Abalos secundários atingiram outras partes do país, como um de 5,9 graus a 33 km de Pucallpa, informou o Instituto Geofísico do Peru. Este é o segundo abalo que Pucallpa sente em menos de uma semana -na última sexta-feira a cidade foi sacudida por um terremoto de 5 graus na escala Richter.
(Efe, UOL, 26/08/2008)